Disponibilidade e segurança de IT: a Transformação Digital com a Konica Minolta

Por Inês Oliveira, IT Services Product Specialist da Konica Minolta

Assistimos nos últimos anos à evolução tecnológica mais rápida de sempre. Uma evolução que tem trazido inúmeros benefícios: podemos agora comprar quase tudo online, apenas com um clique. Comunicamos com qualquer parte do mundo, trabalhamos a partir de qualquer local e a qualquer momento, acedendo a toda a informação necessária, ― isto, claro, se as empresas já tiverem implementado soluções para um ambiente de trabalho digital. 

Contudo, com a covid-19, a prevalência do trabalho remoto e o atual cenário de guerra com que nos deparamos, os ataques informáticos subiram em flecha em todo o mundo. Desde o início do ano temos assistido a ataques cibernéticos nos mais diversos setores de atividade. Em Portugal, alguns ataques encheram as notícias, visando tanto empresas de media como gigantes das telecomunicações. Assim, além de estarem preparadas para a era do trabalho digital, as empresas devem colocar a si própias a seguinte questão: estarão os meus sistemas seguros? E os meus dados? E os dados dos meus clientes? Estou verdadeiramente capacitada e sensibilizadas para a utilização correta dos sistemas que tenho ao meu dispor? 

Hoje, mais do que nunca, é imperativo que a segurança dos sistemas seja uma prioridade para as organizações. As consequências de um ataque informático são brutais: os clientes têm acesso vedado aos serviços contratados, os prejuízos financeiros são difíceis de contornar, a reputação da empresa é abalada; além de a possibilidade de uma perda total de dados ser desastrosa, assim como a hipótese de existirem dados expostos publicamente.

Para minimizar estes riscos, é importante que os sistemas de informação cumpram determinados requisitos de segurança, definidos pelas próprias organizações em função dos seus objetivos de negócio e de acordo com a melhores práticas do mercado para a gestão da segurança dos sistemas de informação. A Konica Minolta disponibiliza serviços especializados ― Managed Services ― que ajudam a reforçar e a cuidar da segurança dos sistemas, complementados com programas de formação e sensibilização aos utilizadores sobre como operar com os sistemas e dados da empresa sem os colocar em risco de ataque. Soluções BaaS, os nossos Data Centers e a importância da formação

Garantir um backup de dados e sistemas de acordo com as melhores práticas do mercado é hoje uma das preocupações primárias de segurança de qualquer organização. A pensar em tudo isto, a Konica Minolta proporciona serviços de Backup as a Service (BaaS), que permitem alojar os dados por múltiplos mecanismos de proteção, em múltiplos repositórios locais e remotos (em cloud da Konica Minolta disponibilizada a partir de data centers localizados dentro do espaço comunitário europeu).

A Konica Minolta promove ainda a avaliação, gestão e evolução contínua dos sistemas, de acordo com a norma ISO27001. O facto dos data centers estarem localizados no espaço comunitário europeu, garantem uma segurança extra e a conformidade com as normas de tratamento do RGPD. A gestão e monitorização do serviço de backup e recuperação de dados está incluída nos serviços de gestão de IT.

Além da proteção contra violações externas, e não menos importante, é a proteção que vem de dentro das próprias empresas. Hoje sabemos que o que faz de muitos ataques bem-sucedidos é a sua verosimilhança: são de tal forma bem executados e camuflados, que os colaboradores não conseguem perceber que se trata de um ataque informático. Por isso, a avaliação da maturidade e consequentes atividades de sensibilização e formação aos utilizadores em ferramentas de IT é fundamental: estes programas de sensibilização e formação capacitam os utilizadores para melhor identificarem precocemente um e-mail de phishing, por exemplo, e neutralizar essa ameaça.

Os Managed Services da Konica Minolta incluem a formação de funcionários sobre boas práticas de IT, sobre como proteger as credenciais de acesso, identificar comportamentos suspeitos e/ou a utilização de dispositivos externos que podem comprometer a segurança e integridade dos dados da organização.

A integridade e a importância dos dados

Os dados crescem diariamente, a um ritmo vertiginoso, e são um dos ativos mais valiosos das empresas. Mantê-los seguros é crucial. Assim, a gestão e controlo de acessos também faz parte dos Managed Services da Konica Minolta.

Com o objetivo de maximizar os níveis de proteção do perímetro dos sistemas de informação, a Konica Minolta disponibiliza soluções que garantem que os sistemas de informação estão mais vedados ao exterior, pela implementação de mecanismos mais rigorosos no controlo e de acesso aos sistemas, de acordo com o perfil de utilizador identificado.

A proteção dos dispositivos dos utilizadores, tais como computadores, tablets ou smartphones, está também incluída. Estão garantidas a atualização do software e a proteção de acordo com políticas de conformidade definidas nos sistemas de proteção do perímetro e Endpoint que, de forma automática e expedita, investigam atividades suspeitas com análises conduzidas por Inteligência Artificial.

Como podem as empresas ter sistemas mais seguros e resilientes?

Na Konica Minolta os clientes são conduzidos numa avaliação inicial dos sistemas e índices de maturidade dos utilizadores, avaliando o seu estado atual, as configurações e políticas existentes e promoção de um conjunto de simulacros para aferir os níveis de proteção existentes. As necessidades são assim identificadas, para a seguir ser definido um plano de atuação, cujo objetivo é garantir a segurança das empresas de acordo com um nível de compliance que permita por um lado, minimizar o risco de ataque e por outro, assegurar mecanismos de recuperação dos sistemas caso os mesmos sejam atacados.

Por fim, e não menos importante, a Konica Minolta procura melhorar, de forma contínua, os serviços prestados, com eficiência e inovação. O objetivo é cada vez mais garantir segurança máxima de IT dos clientes, com uma equipa dedicada e sempre disponível.

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